AC85 | Matosinhos

Edifício Multifamiliar

Cliente: Promotor Imobiliário

Área: 2304m2

Equipa: NRV Norvia, Consultores de Engenharia S.A; MGF – Engenharia e Consultadoria

Construção: Porta 9A Lda., Edivalor S.A.

Contratualização: 2017

[Em construção]
under construction | Summer 2021

Foi pedido um desenho de fachada tradicional em equilíbrio com uma distribuição interior mais orgânica.

O AC85 é projectado numa sólida malha urbana, no centro de Matosinhos, resultado de uma estreita relação com o mar. É assim, desenvolvido numa estrutura de 7 andares para uso residencial.

Com frente para uma extensa linha de árvores na Rua Afonso Cordeiro, o objectivo era abrir os vãos na sua totalidade, trazendo luz a todas as habitações. A experiência de cada espaço é mais feliz com a adição de varandas e terraços a todos os apartamentos. No contexto actual, todas as casas deveriam oferecer espaços exteriores.

Viver no exterior

criar de espaços ao ar livre que valorizam a experiência pessoal do habitar

Mantendo uma das premissas iniciais do edifício, o projecto desenvolveu-se de acordo com uma composição rectilínea/ortogonal que foi além do desenho da fachada e desenhou a disposição de todos os pisos.

A escolha dos materiais foi criteriosa mas também bastante imediata: a mármore – branco ibiza – cobrindo a fachada principal, foi o resultado directo de uma ligação do veio da pedra à linha ténue do mar.

Open kitchenTradicional kitchen

A sua rotina, o nosso desenho

a arquitectura deve permitir-lhe escolher a sua rotina e os seus hábitos

O desafio proposto era criar duas tipologias distintas em cada tipo de apartamento de dois ou três quartos. O cliente final poderia, assim, escolher se pretendia uma sala maior com uma cozinha aberta, ou uma cozinha tradicional, fechada sobre si mesma com uso da fachada frontal.

GAleria do Projeto

Modelo 3d

Impressão da Maquete 3D

O modelo permite aproximar o projeto à realidade. A velocidade da impressão em 3D ajuda a testar várias opções de fachada, de métricas ou outra opções construtivas e concluir qual delas dará melhor resposta às permissas iniciais de cada projeto.

  • material: petg
  • duração da impressão: 81 horas

  • Espessura do filamento: 0.2 mm
  • Nº de fases de impressão do edifício: 4

Galeria da Impressão 3d
Construção

características singulares

Cada edificio pertence ao seu lugar, AC85 é de Matosinhos. O projeto tinha de dar resposta à falta de habitação, mas também à falta de estacionamento. Foram pedido inicial as duas caves subterrâneas, que compatibilizadas com elevador de automóveis resultaram numa melhor automização do espaço de garagem.

Em AC85 encontra-se:

  • uma solução estrutural mista, betão e ferro

  • laje aligeirada

  • Perfis metálicos H à vista

  • Duas caves subterrâneas para estacionamento e arrecadações

  • Instalação de um elevador para automóveis