MO01 | Moradia unifamiliar no Gerês
Cliente: Privado
Área: 250 m2
Equipa: Blokk Lda.
Construção: a definir
Contratualização: 2023
[Em licenciamento]
A topografia peculiar do terreno proporcionou uma oportunidade única para desenhar uma casa que se confundisse e integrasse com a sua envolvente. Ao projetar cuidadosamente no relevo do terreno, tenta-se criar uma habitação integrada de forma orgânica e natural que respeita a forma e a inclinação da colina.
O resultado é uma arquitetura que tenta emergir do próprio solo, evocando uma sensação de pertença com o lugar.
Desenha-se equilibrando a sensação de abertura sobre a paisagem do rio e barragem do Gerês e a proteção da encosta.
Moradia unifamiliar | Viver no exterior
projetar transparência para vivenciar a paisagem
A casa é caracterizada pela sua abertura e transparência, com amplas janelas e espaços de convívio que se conectam com o espaço exterior.
As vistas panorâmicas são maximizadas, permitindo que os seus futuros habitantes desfrutem da beleza da envolvente em vários momentos do dia. Ao mesmo tempo, é pensada residência enquanto sentido de proteção e acolhimento. uma frente delimitada pela encosta.
O modo de viver
pensar arquitetura enquanto desenho do terreno
Cada linha e cada forma são concebidas para se integrarem de maneira orgânica ao terreno, criando fluidez e uma ligação com a paisagem. A topografia, a vegetação e as restantes características únicas do local foram consideradas durante todo processo, procurando preservar e realçar as suas qualidades intrínsecas.
A arquitetura torna-se uma extensão do próprio terreno, como se fosse um desenho na natureza, proporcionando uma experiência imersiva, onde a casa se funde com o meio envolvente, criando uma atmosfera única de integração com a natureza.