RM03 | Oliveira de Azeméis
Serviços
Cliente: Privado
Área: 1000.00 m2
Equipa: a definir
Construção: a definir
Contratualização: 2023
[Em licenciamento]
O desenhar armazéns em Oliveira de Azeméis fez-se através de um formato convencional que se integra na paisagem local, mantendo sempre a premissa de funcionalidade.
Projeta-se uma linha iluminada que rasga a fachada, oferecendo não apenas um elemento de iluminação, mas também uma identidade.
Existiu desde o inicio a consideração dos percursos que circundam os armazéns, criando acessos fluídos e funcionais para garantir uma operação rotineira eficiente,
o processo de desenhar indústria
A importância da função
Com um terreno já designado para a construção de pavilhões industriais foi solicitada a conceção de dois armazéns iniciais. Contudo, durante o processo de análise e estudo detalhado do terreno e das suas necessidades, tornou-se clara a viabilidade de alargar o projeto para a construção de três armazéns, uma opção que não acarretaria um substancial aumento nos custos de construção.
Existiu desde o inicio a preocupação com a função e versatilidade destes espaços industriais, dado que, como não se trata do utilizador final, ainda não está definido o setor específico de atividade que ocupará estas instalações.
O resultado final traduziu-se num projeto que harmonizou a funcionalidade, eficiência e a capacidade de se adaptar às incertezas relacionadas com o uso futuro destes armazéns industriais.
desenhar a luz
Projetar o espaço interior
O desafio deste projeto consistiu na criação de dois armazéns simétricos, estrategicamente projetados para proporcionar a flexibilidade de operarem como um único espaço quando necessário. Essa simetria permitiu que os armazéns funcionassem em conjunto, atendendo à procura de maiores áreas de armazenamento ou produção. Além disso, a introdução de uma entrada comum revelou-se num momento, transformando o ato de chegada em um momento distintivo todos os utilizadores do complexo.
Para otimizar a funcionalidade, o projeto incluiu a criação de espaços de escritórios versáteis, com instalações dinâmicas que se adaptam a diferentes tipos de utilização. Isso proporcionou aos utilizadores a capacidade de personalizar os escritórios de acordo com suas necessidades específicas.
As janelas rasgadas na fachada e as claraboias nos espaços de produção foram incorporadas para melhorar o conforto dos espaços, maximizando a entrada de luz natural e criando um ambiente mais confortável e produtivo.