G47 | Coruche
Residencial
Cliente: Privado
Área: 154.14 m2
Construção: a definir
Contratualização: 2023
[Em licenciamento]
o processo de cada projeto
Criar um novo quotidiano, redesenhando o espaço
Desde o seu estudo inicial que se entendeu a importância de voltar a enquadrar a casa na malha urbana assim como a conseguir dotar de novas rotinas, e de um novo quotidiano. Existiu uma investigação sobre o seu contexto histórico, assim como uma leitura do desenho das suas fachadas na cidade, no entanto foi no interior que a intervenção da arquitetura mais relevante.
A nível interior procurou-se um desafogar de áreas, com a reformulação espacial, retiraram-se espaços interiores sem salubridade e sem arejamento, que existiam como arrecadações / arrumos, entre outros.
Procurou-se neste projeto um desenhar de espaço e também de carpintarias para dotar a casa de uma vivência contemporânea.
reabilitar uma casa urbana
A importância da luz
No contexto de um projeto de reabilitação, é essencial compreender quais elementos possuem valor patrimonial e emocional e quais não tanto. Neste projeto especifico, especificamente com janelas e aberturas de clarabóias.
Ao longo do percurso do projeto, lida a arquitetura com um dos temas mais relevantes da sua esfera de intervenção: a luz, a sua entrada, o seu filtro.
Com entradas de luz geometricamente diferentes, nascem diferentes tipos de espaços. Num espaço que servirá para dormir e repouso foram ponderadas várias soluções de claraboia. Percebendo que como também se tratará de um espaço de brincadeira, este precisará de um maior foco de iluminação.