SM29 | Porto
Hotelaria
Cliente: Investidor
Área: 450 m2
Equipa: AMC Arquitetura & Engenharia
Construção: AMC Arquitetura & Engenharia
Contratualização: 2019
[em construção]
Desenhar em Património
O edificio encontra-se em em Património Cultural da Humanidade. Desde o seu estudo inicial que se entendeu a importância de o voltar a enquadrar e de lhe devolver o seu valor. Existiu investigação sobre o seu contexto histórico, assim como as suas referências patrimoniais em documentos oficiais da época.
Se a nível interior apenas se procurou um desafogar de áreas, com a reformulação espacial retiraram-se espaços interiores sem salubridade e sem arejamento, que existiam como arrecadações / arrumos dos próprios apartamentos; a nível de forma exigia-se um redesenho volumétrico e um retomar ao original.
a importância da herança histórica
Repôr a história, criar valor
O prédio ainda que em betão revela situações do ponto de vista arquitetónico de total desrespeito com a sua envolvente, sublinhando o atual “acrescento” volumétrico que foi preconizado pelo anterior proprietário.
A Demolição da cobertura atual, de fibrocimento, ilegal aos dias de hoje, com apenas duas águas, completamente desenquadrada da sua envolvente, com pé direito exacerbado, dará a origem a um piso completamente renovado e recuado.
O novo telhado será de quatro águas e o seu cume não ultrapassará o existente atual. Respeitando na sua plenitude a cércea média da rua.